Uma breve revisão histórica do contexto socioeconômico da Modernidade
Com a acumulação primitiva do capitalismo fonte de lucro, que possibilitou a emergência da economia deu-se o processo de consolidação. Entre as principais fontes primitivas podemos citar entre elas o rápido crescimento do intercambio e o regime de cercamento dos campos.
O declínio das bases do sistema feudal
Com a inplantação da economia monetária e com ocrescimento das cidades e do comercio e com a separação entre a cidade e o campo no século XIV, a economia feudal entrou em decadência.
A partir daí foram vários acontecimentos no qual contribuiu ainda mais com a ruína das bases Feudal.
Com a separação que houve entre cidades e campo as pessoas das cidades medievais passou a se dedicar mais ao comercio e à industria manufatureira, e as pessoas do campo passou a cuidar mais da agricultura para suprir as necessidades do comercio.
A idéia que regia na Idade Média foi sendo modificadas no qual abalou a economia baseada na servidão humana e no direito dos senhores feudal.
Reforça-se ainda no século XIV, a peste Negra, com a morte de varias pessoas.
Os que sobram foram poucos para a mão de obra e com a falta de pessoas para trabalhar aumentou o custo da mão de obra humana. A partir daí a mão de obra do camponês passou a ser valorizada e procurada e valia muito. O povo sentiu - se no direito ate de se organizar e manifestar contra os senhores feudais e a servidão.
A produção de Manufaturos e as Corporações de Oficio o sucesso das cidades e a vitoria dos camponeses onde os mesmos conseguiram se emancipar deu-se a organização econômica pré-industriais.
As corporações de oficio começaram a se especializar na prdução de determinados produtos e se reuniam de forma a garantir vantagens e segurança, a um grupo de pessoas de mesma profissão.
Essas pessoas praticavam corporativismo evitando assim a competitividade nas atividades na qual exerciam e ao mesmo tempo fortalecendo os laços de união