Uma análise de dispositivos no discurso da mídia ultrajada
“Suponho que em toda sociedade a produção do discurso é ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e temível materialidade”
Michael Foucault
RESUMO
O presente estudo tem como corpus o comunicado-manifesto “Basta à Violência” – refutamento dos órgãos responsáveis pela mídia brasileira ao episódio de seqüestro de um repórter global - e tem por objetivo a análise das condições de produção e dos efeitos que significam, pelo viés da Análise de Discurso. O principal dispositivo de análise a ser enfocado será o de Memória entendendo-o como processo pré-existente em outros discursos de maneira recente ou anterior, no entanto, mantendo uma relação constante de repetição e também sustentação de efeitos de sentido. A Análise de Discurso, como teoria de análise imanente do texto, permite a observância de um sujeito que se mostra de forma consciente ou inconsciente a todo instante discursivo e, em especial, em situações que denotam desconforto e instigam argumentos persuasivos.
INTRODUÇÃO
A Lingüística é uma ciência que tem por objetivo principal analisar e descrever as manifestações da linguagem humana. Para tal fim divide-se em campos que compreendem áreas de estudos de linguagem: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Pragmática, Semântica, Filologia, Análise de Discurso, etc., que são estudadas de maneira mais ou menos independentes. A Análise de Discurso é uma prática e um campo da lingüística e da comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes num texto. É muito utilizada, por exemplo, para analisar textos da mídia e as ideologias que trazem em si. A Análise de Discurso é proposta a partir da filosofia materialista que põe em questão a prática das ciências humanas