UMA ANÁLISE DAS FONTES DE CAPITAL DE GIRO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Sabemos que o futebol é uma das grandes paixões não só brasileira, mas sim mundialmente.
Pensando nisso, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da gestão dentro de um clube de futebol.
Iremos falar brevemente sobre a história do futebol no Brasil e entender quais são os lucros e os gastos de um time de futebol e qual modelo ideal de administração de um clube
2. O Futebol como Negócio
No mundo inteiro o futebol é considerado um grande negócio financeiro, por conta do salário dos jogadores, rendas arrecadas em jogos, o crescimento continuo e a grande mídia que é feita em cima desse esporte.
A maioria dos times brasileiros sofre com um grande problema: a falta de profissionais qualificados na gestão do clube, esse é o problema apontado como o principal fator da crise financeira e estrutural dos clubes.
Os clubes de futebol devem ser tratados como empresa e devem ter profissionais qualificados, que estudem os problemas dos clubes e que os administrem como uma empresa. O futebol europeu é um grande exemplo de clube-empresa.
Por ter conquistado o maior numero de títulos em Copa do Mundo, o Brasil tem grande participação no cenário do futebol. Porém, isso não impede que tenhamos uma grande fragilidade econômica e financeira nos demonstrativos financeiros dos principais clubes de futebol do nosso país.
Segundo Leoncini: “Os clubes se veem diante de uma situação inusitada: por um lado, a pressão social revertida pela chamada Lei Pele, por outro, a situação financeira da maioria dos clubes brasileiros (endividados e sem caixa) assume caráter simbólico de ineficácia administrativa e desvalorização do seu produto ou marca”.
BOURDIEU (1983), para realizarmos uma analise sobre historia do futebol moderno, é necessário usar três premissas básicas e complementais.
Primeira – Oferta, que é um sistema composto por instituições e agentes ligados com as praticas e consumos esportivos:
Agrupamentos esportivos