Uma análise da família contemporânea
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES DA SOCIEDADE MODERNA
Guaranhuns, PE 2013
RACKEL DE CARVALHO NOVAES
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES DA SOCIEDADE MODERNA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social – 2º Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia e Serviço Social; Psicologia Social; Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II; Etíca, Política e Sociedade. Profs. Sergio Goes, Lisnéia Rampazzo, Adarly Rosana e Márcia Bastos.
Garanhuns – PE 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo uma compreensão da nova realidade das famílias na sociedade atual, a partir das mudanças sociais, culturais, tecnológicas e científcas da sociedade moderna, apresentando a apartir desta análise, um novo cenário relacionado aos novos arranjos familiares da atualidade. Embora o modelo de família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar. surgimento de novos arranjos familiares nosleva à conclusão de que o modelo de família nuclear burguesa (ou moderna) encontra-se em crise. (LARSCH, 1991) Novos lares são formados, saindo dos padrões tradicionais de família que durante muito tempo tem perdurado nas sociedades, um exemplo disso são as novas formações de famílias homoafetivas, lares chefiados por mulheres, legalização e reconhecimento dod direitos das relações entre casais homoxesuais, entre tantas outras questões fazem parte deste novo processo de transformações sociais, os quais vamos abordar nas proximas páginas.
DESENVOLVIMENTO
A família, tal como a conhecemos na hoje, é um fenômeno histórico, cuja ligação histórica provém da ascensão da burguesia na Europa, a partir do séc. XVI. Sua constituição formal é definida por um casal heterossexual com funções