Uma analise da insuficiência renal crônica no ambiente hospitalar
Universidade de Fortaleza
Outubro de 2014
Uma análise de a Insuficiência Renal Crônica no Ambiente Hospitalar
Autores: Juliana Damasceno, Marília Melo, Sarah Sousa
Profa Orientadora: Catarina Nívea
Palavras-chave: Psicologia. Nefrologia. Transplante Renal. Hemodiálise.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral investigar os aspectos psicofísicos do comportamento no ambiente clínico e hospitalar durante o tratamento da Insuficiência Renal Crônica. O desenvolvimento deste trabalho nos possibilitou novas informações sobre nefrologia e o papel do psicólogo, e da equipe multidisciplinar, em promover o bem-estar do paciente. Através da utilização da técnica de entrevista semi estruturada foram realizadas pesquisas com profissionais da saúde.
Introdução
O presente trabalho, requerido como avaliação da disciplina de Fisiologia dos Processos Básicos, ministrada pela professora Catarina Nívea, do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tem como objetivo geral investigar a Insuficiência Renal Crônica, buscando relatar a interação do psicólogo envolvido com a equipe multidisciplinar para promover o bem-estar do paciente.
Buscamos o contexto em que o paciente com Insuficiência Renal Crônica está inserido, o seu tratamento, e a importância da Psicologia no ao cuidar desses pacientes. Para tanto foram realizadas entrevistas com profissionais atuantes na área do tema abordado, bem como pesquisas de caráter bibliográfico. Desta forma, fundamentamo-nos sobre a práxis destes profissionais, e entendemos a percepção dos envolvidos em diferentes âmbitos.
O tema escolhido é de profunda relevância tanto no que diz respeito a relatar a experiência dos profissionais da saúde, médico e psicólogo, quanto para o tratamento de pacientes renais, possibilitando uma melhor compreensão da disciplina estudada, uma vez que é possível por em prática os aspectos teóricos estudados em sala de