Uma analise da familia conteporanea
SERVIÇO SOCIAL
LORENA COSTA SERRANO
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEPORÂNEA
COLATINA- ES
2013
LORENA COSTA SERRANO
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEPORÂNEA
Trabalho Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, FHM do Serviço Social.
Orientadores: Profs. Adarly Rosana , Lisneia Rampazzo , Mácia Bastos , Ségio Goes .
COLATINA- ES
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEPORÂNEA 5 3 CONCLUSÃO 7 4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A família desempenha um papel muito importante. A família não se adapta em um padrão ideal, pois na maioria das vezes são chefiadas por mulheres. Hoje a família não se base a mais no modelo tradicional. A família contemporânea passa por um processo de mudanças em muitas áreas, especificamente nas relações Inter geracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior expressão de afetividade e busca de autonomia dos seus membros.
O tema família tem sido um desafio às investigações das Ciências Humanas. Ao longo dos tempos, o tema família está entre os que mais têm causado polêmica. Para algumas pessoas, a família está relacionada ao inevitável conservadorismo, outros a consideram um recurso para o membro e para a sociedade, por inserir o indivíduo em processos fundamentais da constituição da identidade.
Fica evidente o papel da família em processos fundamentai da formação dos seus membros, Pois é a base para um futuro melhor, é ela que passa seus ensinamentos, é ela que define como seu membro vai ser futuramente. Os quais possuem um papel para o desenvolvimento da personalidade. Além disso, as mudanças e transições mais