Um titulo descritivo para vocÊ !
Desenvolvimento e aplicações em embalagens de alimentos
As embalagens de alimentos têm grande importância para a indústria de alimentos, fornecendo embalagens modernas, praticas, que preservem os alimentos e sejam viáveis ambiental e economicamente, contendo menos conservantes e que sejam seguros. O objetivo desse trabalho é discutir sobre as embalagens de alimentos. Mostrando nesse artigo os diferentes tipos de embalagens ativas e inteligentes.
As embalagens ativas têm várias funções, dentre elas, alteram as condições do produto, aumentando sua vida de prateleira, segurança e qualidade, e ou melhorando suas características sensoriais.
Na Europa, o desenvolvimento e a aplicação desse tipo de embalagem ainda são limitados, devido restrições de legislação, resistência do consumidor, necessidade de conhecimento sobre os impactos econômicos e ambiental.
No Brasil, o desenvolvimento dessas embalagens ainda está em nível laboratorial.
As principais técnicas em embalagens ativas dizem respeito a substâncias que absorvem oxigênio, etileno, umidade e odor, essas técnicas consistem-na incorporação e, ou imobilização de certos aditivos às embalagens em vez da incorporação direta do produto.
Já as embalagens antimicrobianas é um tipo de embalagens ativa que apresenta substancia antimicrobiana e é capaz de eliminar ou inibir microrganismos deterioradores, e ou patogênicos, seu uso tem a vantagem que a difusão desses compostos das embalagens para a superfície do alimento é de maneira controlada.
Alguns fatores podem afetar a efetividade das embalagens, condições de estocagem e distribuição, método de preparo e entre antimicrobiano e polímero.
A embalagem antioxidante constitui um dos mecanismos mais frequentes de deterioração e redução da vida útil dos alimentos e a qualidade nutritiva dos alimentos que representa um perigo para os consumidores.
Esse sistema consiste na incorporação de substancias antioxidantes em filmes plásticos, papeis