Norma ABNT
SECRETARIA ESCOLAR
No semestre anterior foram analisados, na disciplina de Fundamentos de Memorial Descritivo os tipos de trabalhos acadêmicos:
TCC/Monografia;
Dissertação;
Tese.
Para desenvolver cada um destes trabalhos devemos utilizar certas regras que primam pela padronização e auxiliam na classificação dos mesmos. Estas regras são definidas pela norma da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Para os trabalhos acadêmicos a ABNT define a estrutura e formatação, sendo que a estrutura é classificada entre:
Elementos pré-textuais;
Elementos textuais;
Elementos pós-textuais.
Para desenvolver seu Memorial Descritivo você deverá aplicar a estrutura e a formatação definida pela norma ABNT. A partir deste momento você irá considerar os seguintes elementos e formações para elaborar seu memorial:
Capa: elemento pré-textual que deve conter o nome do autor; título; subtítulo (se houver); número de volumes (quando houver mais de um); local da instituição onde será apresentado; ano de entrega.
Sumário: elemento pré-textual que deve conter a enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma sequência que aparecem.
Introdução: elemento textual que descreve a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e demais elementos necessários para situar o tema. Neste capítulo deve-se explicar ao leitor a estrutura do memorial e o processo vivenciado pelo autor durante a produção do mesmo. Geralmente a introdução é elaborada quando o memorial está quase no fim, pois nela descreve-se toda a organização do memorial, mesmo estando no início. É importante destacar que o memorial deve apresentar suas
experiências no curso, apresentando suas percepções sobre os fatores mais relevantes que motivaram mudanças pessoais e profissionais.
Desenvolvimento: é o principal elemento textual do memorial, pois nele você apresenta os