Um Sonho Possível - Racismo e Drogas
Lançamento : 2010
Orçamento: US$ 29 milhões
Receita: US$ 309 milhões
Distribuição: Warner Bros
Concorrente a 2 Oscar
Vencedor do Oscar de Melhor Atriz - Sandra B
Baseado em fatos reais sobre o jogador Micha
Trabalho Produzido por: Renan e Caetano
Racismo
O filme toca vários pontos interessantes, como o vício em drogas, a discriminação , preconceito racial, e as gangues. Ele fala também da exclusão social de pessoas que vivem em bairros mais afastados e sofrem com altos índices de violência, tráfico e uso de drogas .No filme na hora que Leigh vai na casa de big Mike, ela nunca tinha ido aquela parte da cidade não sabia a realidade de lá, pois ela era rica e só ficava nos bairros nobres da cidade.
Um dos pontos abordados é o preconceito racial contra os negros. Não somente nos Estados Unidos mas em todo o mundo todos os dias se vê discriminação, violência, falta de oportunidades. Não estamos nem perto da época da escravidão ou de como era antigamente, mas o povo afro descendente sofre imensamente mais que os outros.
No filme há várias cenas em que se pode ver isso, quando eles fazem o cartão de natal da família e algumas amigas dela falam que há um garoto de cor na foto dela.
Várias vezes são citados os problemas de “Big Mike” ao se adaptar a nova casa e escola, pois a grande parte das pessoas lá é branca, e ele se sente um estranho, e também querendo ou não ele fica excluído dos demais.
Então ele começa a receber o apoio de sua irmã que o ajuda nos estudos, e também o ajuda a se enturmar, e ser mais sociável no seu novo círculo de habitação.
O autor cuida para não deixar o preconceito racial como tema principal, ele fica quase que pressuposto, pois a verdadeira lição que se quer passar é sobre a ajuda que ele recebeu, a solidariedade, e oportunidade.
Porém, ao contrário do que aparece no filme , nem sempre se tem um final feliz, normalmente os garotos desses bairros mais afastados seguem como traficantes, bandidos e usuários de drogas.