Um pouco sobre: Leucemia e anemias
1 - O que é: Falta de células sanguíneas vermelhas no sangue, o que reduz a transferência de oxigênio para os tecidos. Essa diminuição da hemoglobina e das hermacias prejudicam todo o organismo causando sintomas, os mais comuns são: fraqueza, falta de apetite, consequentemente emagrecimento, sonolência, cansaço, em casos mais severos: falta de ar, palidez e palpitação. Alguns agravantes (causas) que podem desencadear a doença são: má alimentação, doenças crônicas, renais e hepáticas, problemas genéticos ou doenças da medula óssea.
2- Tipos: Pode ser dividida basicamente em 4 grandes grupos: Anemias hereditárias, Anemias nutricionais, anemias relacionadas a doenças da medula óssea, e anemias secundarias.
Anemias hereditárias: alterações genéticas passadas de pais para filhos ou problemas durante a gravidez, um exemplo é a anemia falciforme, ela faz com que ocorra uma alteração na parede dos globolos vermelhos. Ela pode ser diagnosticada por exemplo no teste do teste do pezinho.
Anemias nutricionais: dentre varias causas estão a falta de ferro, vitamina B12, um exemplo dessa anemia e a perniciosa (falta de vitamina B12) e a anemia ferropriva, (deficiência de ferro) a absorção do ferro não é suficiente, o que prejudica todo o organismo pela importância do ferro na formação da hemoglobina. Alguns sintomas são: palidez, desmaio, estomatite e o tratamento através de reposição de ferro apartir de remédios e da alimentação.
Anemias relacionadas a doenças da medula óssea: Ocasiona uma falha na medula óssea e impede a produção de células sanguíneas normais, o que pode acarretar em leucemia, um exemplo é a anemia de Fanconi, que é uma desordem sanguínea que pode causar anomalias, comprometimento renal, e maior propensão para câncer, o diagnostico pode ser feito através de observação clinica, ressonância, ecografia e o tratamento pode ser feito através