Um pouco da história da nossa língua
Aluna: Nayara Pereira da Silva
Curso: Letras
Disciplina: Sociolinguística
Turma: M0114
Data: 04/04/2013
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Fatores sócio-históricos condicionantes na formação do português brasileiro. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2004.
Um pouco da história da nossa língua
Nayara Pereira da Silva
A autora Rosa Virgínia apresenta neste artigo, de maneira resumida e embasada em alguns teóricos, fatores sócio-históricos significativos na formação do português brasileiro, tais como: a demografia histórica do Brasil do século XVI ao XIX; a mobilidade populacional dos africanos e afro-descendentes no Brasil colonial e pós-colonial; a escolarização dos africanos e afro-descendentes nessa época e reconfigurações socioculturais, políticas e linguísticas no Brasil do século XIX. Focaliza-se, por fim, a tese do propalado conservadorismo do português brasileiro, com base em fatores sócio-históricos e lingüísticos (fônicos e sintáticos). O artigo faz parte do livro “Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro.”
É imprescindível entender os fatores históricos que ajudaram a formar o português brasileiro que conhecemos hoje. Sabe-se que a língua, seja na sua modalidade falada, seja na escrita, seja um fenômeno heterogêneo, variável e fruto de práticas sociais históricas, refletindo a maneira como a sociedade está organizada. Desse modo, este artigo tem por objetivo demonstrar de que forma a língua portuguesa se formou acondicionada por fatores sócio-históricos. A pesquisa pode ser direcionada a professores, alunos e pessoas que queiram saber sobre formação do português brasileiro.
Concordando com o historiador, Ivo Castro, da Universidade de Lisboa, a autora afirma que “a separação estrutural entre o português europeu e o português brasileiro é um fenômeno lento e de águas profundas.” E que “o fenômeno não é fácil de