um olhar sobre a educação no brasil
Disciplina: DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Turma: 01- 2013
Atividade: 05- OBSERVAÇÃO DA ESCOLA E DA AULA (DUPLA)
Alunos: CARLOS VIEIRA / GUILHERME MORATO
Professora: SIMONE DA SILVA
Tutora: MARIA JOSELANE OLIVEIRA DE HOLANDA
Data: 21/10/2013
O olhar sobre a docência: desafios e possibilidades.
Como o docente de hoje desempenha sua função mediante a tantos desafios?
Podemos observar em visita a uma sala de aula do 2ºD da disciplina de biologia, no IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) Campus Barreiros1 Que, apesar das muitas dificuldades encontradas hoje em dia por parte dos docentes de escolas públicas havia um grande interesse da professora em sala com seus discentes. Quanto aos alunos, podemos ver claramente o pouco interesse pela a aula, apesar de mostrarem que estavam aprendendo, pois a cada pergunta da professora respondia sem medo de errar. Eram eles do 2º ano do nível médio, porem cursavam o técnico agrícola, pois a instituição oferta em sua maioria cursos técnico e superior e, eram em media 30 alunos com faixa etária de 17 anos fomos ao período da tarde onde assistimos 55 minutos de aula o também observamos que, a professora “JANE MIRANDA VENTURA” é muito desenvolta e muito competente, pois em pouco tempo deu uma aula sobre plantas, celulose e fotossíntese.
1 A história do atual campus Barreiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começa em 1923. Naquele ano, o então presidente Artur Bernardes criou, via decreto nº 16.105 de 21/07, o Patronato Agrícola Dr. João Antônio Coimbra na Vila Tamandaré, localizada no município pernambucano de Rio Formoso. A instituição foi inaugurada em 05 de novembro do ano seguinte.
Dez anos após a inauguração, passou a se chamar Aprendizado Agrícola João Coimbra. Oferecia o curso de Iniciação Agrícola, que conferia ao estudante a formação de capataz rural. Apenas em 1941, o