Fichamento "Violência, Educação e Sociedade: Um olhar sobre o Brasil contemporâneo."
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL
POLÍCIA MILITAR
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CEPE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – CEGESTE
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
DOCENTE: PROF. Ms. WESCLEY RODRIGUES DUTRA
DISCENTE: JEFFERSON DE SOUSA RIBEIRO
PINO, Angel. Violência, Educação e Sociedade: Um olhar sobre o Brasil contemporâneo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 763 – 785, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 11 jun. 2014.
PALAVRAS -
- CHAVE
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
Introdução
Notícias
A exposição intensiva às notícias de fatos ditos violentos, os quais cobrem um amplo espectro de situações diferentes, reforça na população em geral a idéia de que a violência anda solta no país e de que há pouco a fazer contra ela, dada a insuficiência e ineficácia das medidas tomadas pelos poderes públicos (p. 764).
A citação informa que a concepção da população acerca impotência do Estado frente à violência dá-se devido a exibição frequente e maciça de notícias sobre fatos violentos.
Vírus da violência
O vírus da violência penetra nos poros do tecido social, ameaçando a saúde moral das instituições nacionais (p. 764).
A citação trata da violência fazendo uma analogia a um vírus e alerta que sua dimensão no seio social pode comprometer a imagem, por assim dizer, dos entes, instituições e órgãos do Estado.
Fenômeno da violência
O fenômeno da violência é suficientemente complexo para resistir às análises superficiais que por vezes são feitas dele. Ele envolve questões sociais, econômicas e políticas nacionais mal resolvidas ou ainda não resolvidas (p. 764).
Segundo a citação, o fenômeno da violência não pode ser explicado a partir de uma visão limitada, mas, ao contrário, deve considerar demandas sociopolíticas e econômicas do Brasil.
O conceito de violência: problemas