Residuos Industriais
A preocupação com o meio ambiente vem alternando profundamente o estilo de administrar. As metas de produçao e vendas, as empresas estão incorporando procedimentos para a redução da emissão de efluentes , reciclagem de materiais e até mesmo analises do ciclo de vida dos produtos e seus impactos sobre a natureza. Novos processos e tecnologias permitem uma produção mais limpa com menos residuos, desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e a utilização racional de recursos de fontes renovaveis.
Residuos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade e podem ser de origem industrial, domestica, hospitalar, comercial, agricola de serviços e mesmo da variação publica. Um residuo não é, por principio, algo nocivo. Muitos residuos podem ser transformados em subprodutos ou em materias promas para outras linhas de produção.
No Brasil, o gerenciamento adequado dos residuos solidos industriais constitui um grande desafio. Atualmente um dos grandes problemas enfrentados pela engenharia ambiental é a destinaçao de tais materiais. A disposição de residuos é efetivamente praticada pelas industrias de grande porte, devido ás grandes quantidades de materiais gerados nos processos. A reutilização é também considerada, em muitos casos, para diversos fins. Em todos os casos, tanto para a reutilização, quanto para a disposição, há que se levar em consideração os elementos potencialmente contaminantes que podem ser introduzidos no meio circundante. É neste momento que a reciclabilidade de um determinado produto ganha destaque, apesar de não devemos encarar a reciclagem como a grande solução para as questões ambientais. É preciso conhecer as limitações e trabalhar para, com o tempo, ultrapassa-las. O exito de projetos de preservação ambiental esta na sua sustentabilidade economica. Os negocios que se concretizam nas diversas etapas envolvidas são a garantia para a perenidade e aperfeiçoamento de tais iniciativas. Uma politica