um olhar sobre comportamento de compras na internet
INTERNET
ARTIGO
Ana Catarina Lima Silva
Mestranda em Administração - Centro de Pós-Graduação e
Pesquisas em Administração - CEPEAD/
Faculdade de Ciências Econômicas - FACE/
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Elis Regina de Paula
Especialista em Marketing - CEPEAD/ FACE/ UFMG
Marcelo Amaral Moraes
Mestrando em Administração - Departamento de Administração - CAD/
CEPEAD/ FACE/ UFMG
Carlos Alberto Gonçalves
Doutor - CAD/ CEPEAD/ FACE/ UFMG
Doutor em Administração pela USP.
Atual Coordenador do CEPEAD.
1. RESUMO
Estamos na Era Digital, era esta marcada pela revolução tecnológica que está mudando, em alta velocidade, as formas de pensamento, costumes e hábitos. Paralelamente a essa mudança, as previsões de crescimento para o comércio eletrônico mostram valores cada vez maiores. Analistas do mundo inteiro projetam um acelerado crescimento do ecommerce nos próximos anos. As expectativas para o Brasil são mais otimistas ainda: acredita-se que o comércio eletrônico crescerá aqui mais que em outros países. Além disso, os processos de negociação entre empresas e consumidores têm mudado radicalmente. Nunca antes os consumidores foram tão bem informados e exigentes.
Dessa forma, conhecer melhor o cliente há muito deixou de ser uma exigência; hoje, é um prérequisito. Mais do que atender aos desejos e necessidades do consumidor, as empresas devem superar as expectativas deste.
Visando contribuir para a formação do conhecimento a respeito do consumidor virtual, foi realizada entre os meses de novembro de 1999 a janeiro de 2000 uma pesquisa com usuários da
Internet, objetivando principalmente identificar seu comportamento de compra no comércio eletrônico entre empresas e clientes.
O resultado mostra que, apesar de a segurança ser o item que mais preocupa a maioria dos respondentes, aqueles que realizaram compras pela
Internet estão, em geral, satisfeitos com o