Análise livro vamos as compras
Vamos às compras - Paco Underhill
Síntese
Observar o comportamento do shopper é a base da ciência de consumo, assim como as outras ciências deve-se a muitas horas de estudos e anotações. Analisar as pessoas durante o ato da compra tornou-se imprescindível para saber como anteder melhor os consumidores, deixando eles mais confortáveis possíveis durante as suas compras, seja ela em lojas físicas ou virtuais.
Em “Vamos às compras” o escritor explica como a informação é coletada e analisada em busca de um maior conhecimento sobre o comportamento dos shoppers e apresenta alguns cases onde foi possível facilitar a vida dos compradores e consequentemente aumentar as vendas.
O quinto capítulo do livro inicia falando sobre a internet de forma cautelosa, mostrando como ela nos ajudou a poupar tempo na hora de comprar, em ter mais informações sobre os produtos, visitar vários locais virtualmente e também como as empresas que utilizam a internet para comercializar seus produtos ainda tem a aprender para se consolidar neste mercado. Em um momento do livro ele compara a internet com a água “Ela escorre, e flui e jorra e se acumula em valas e bueiros e riachos e canais e poças nos quais alguém já esteve fazendo pesquisas, planos e preparando o terreno” mostrando que apesar de ser relativamente nova ela ainda tem os mesmos consumidores estudados em algum outro momento.
O livro me fez lembrar a história de Adams Óbvio, que foi publicada pela primeira vez em abril de 1916 em forma de conto em uma antiga revista dos Estados Unidos a ”Saturday Evening Post” e em formato de livro pela editora Harper & Brothers no mesmo ano. O conto descreve a história de um rapaz que apesar de não ser brilhante era muito esforçado e sabia olhar objetivamente os fatos, analisá-los e agir de acordo com eles. Enxergando o óbvio Adams se tornou um publicitário de sucesso e teve adicionado ao seu nome o adjetivo. Talvez essa história tenha inspirado o escritor em algum