Um luxo de design
A luxury design
Resumo
O presente artigo apresenta como principal questionamento, como desenvolver um sistema de identidade visual para perfume feminino partindo da temática luxo. Aborda questões relacionadas ao luxo em tempo hipermodernos investigando o imaginário, bem como a relação das mulheres com os perfumes.
Palavras Chave: luxo; perfume; identidade visual e design.
Abstract
This article presents the main question, how to develop a visual identity system for feminine scent leaving the luxury theme. It addresses issues related to the luxury nothings hypermodern time, investigating the imaginary, and the relationship of women with perfume.
Keywords: luxury; perfume; visual identity and design
Introdução
Nos tempos hipermodernos o luxo ganha uma cara nova e deixa de fazer parte, de certo modo, apenas da riqueza material, da ostentação ou das classes dominantes.
Não se deseja apenas o que é caro e inacessível, já que este tipo de luxo foi, de certo modo, disseminado e se tornou acessível. “Antigamente reservados aos círculos da burguesia rica, os produtos de luxo progressivamente ‘desceram’ à rua” (LIPOVETSKY, 2005, p. 15).
Não se deseja mais apenas demonstrar o poder aquisitivo ou ao grupo social que pertence.
Nos tempos hipermodernos, hiperindividualistas, as pessoas querem algo além do que se pode ver, querem sensações, novas experiências, auto-realização. “A paixão pelo luxo não é exclusivamente alimentada pelo desejo de ser admirado, de despertar inveja, de ser reconhecido pelo outro, é também sustentada pelo desejo de admirar a si próprio de ‘deleitarse consigo mesmo’ e de uma imagem elitista” (LIPOVETSKY, 2005, p.52).
O luxo atual se relaciona com psicológico de cada pessoa, com as suas experiências de vida, pertence ao mundo imaginário de cada um. Segundo Lipovetsky (2005) o novo luxo é experimental, emocional, psicológico. Deixa de pertencer à teatralidade da ostentação e passa a fazer parte das