Um guia introdutorio da filosofia e seus interpretes
UM GUIA INTRODUTÓRIO A FILOSOFIA E SEUS INTÉRPRETES
POR LARYSSA SILVA LIMA
A Filosofia surge no final do século VII a.C, na Grécia. Isso explica o fato dos grandes e mais conhecidos filósofos terem origem grega, como Aristóteles, Platão e Sócrates. Tales de Mileto é compreendido pela história como o primeiro a praticar essa ciência filosófica.
Esses filósofos são os que demarcaram a historia da filosofia e a historia do pensamento filosófico, foram escolhidos pelo autor por esse motivo, sobressaem sobre os demais. Eles são os filósofos que demarcaram e separaram suas épocas com seus pensamentos. Criam ciências que receberam o seu nome.
Na sua fase de surgimento, a filosofia tem como característica a visão racional dos fatos, tenta-se através dessa ciência dar respostas aos questionamentos, sem deixar as dúvidas no ar, questiona-se explicações pré- estabelecidas pelos mitos, há também a generalização dos fatos.
Os filósofos movem-se nesse momento pelo desejo de observar os fatos para assim responder essas questões, principalmente voltadas para a origem do mundo, origem das pessoas, sobre a morte, entre outros fatos até então duvidosos.
A mitologia tem em Hesíodo e Homero dois grandes escritores, ambos abordavam a questão da origem dos deuses (teogonias) e produção do mundo (cosmogonias). Encontram também no Orfismo grandes ensinamentos. O Orfismo tinha como temas o culto às almas, esperanças no além, seguindo uma grande influência da teologia e cosmogonia.
PLATÃO Platão nasceu em Atenas ou Engina. Vindo de uma família da aristocracia em Atenas, o filósofo teve uma educação voltada para religião. Estudou muito a arte da retórica, da argumentação. O que definitivamente o influenciou na formação de seu pensamento filosófico. Platão era discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante anos. Platão é considerado por muitos como maior filósofo de sua época,