Resenha
UM GUIA INTRODUTÓRIO DE FILOSOFIA E SEUS INTÉRPRETES
POR
GUILHERME AUGUSTO XAVIER DE MENDONCA
A Filosofia foi um grande marco relatado na história, e a partir dela se derivaram várias coisas como a Sociologia. Da Filosofia surgiram os questionamentos. Destes questionamentos o filósofo passou a questionar o próprio ser. Nomes como Rene Descartes, Aristoteles são filósofos que tiveram atuação em diversas áreas.
De origem grega, a Filosofia têm como significado amigo pela sabedoria, sendo que o nome vem do grego Phylo (amigo) e Sofia (sabedoria). A criação da filosofia é atribuída a Pitagoras, embora Tales de mileto a usou primeiro. Surgiu nas colinas gregas da Ásia Menor no século VII a.C.
O mito servia de base para a filosofia, sendo assim o mito é pré-filosófico. Uma narrativa sobre um acontecimento define o mito. Dentro destes mitos os deuses são idolatrados. Segundo o livro, Homero e Hesíodo são os maiores escritores desta época. Um dos primeiros questionamentos que surgem se referem a origem dos mundos e dos seres e posteriormente sobre a morte.
Platão desenvolve uma análise filosófica, tal filósofo tinha Sócrates como mestre, outro que teve influência imensa na filosofia. Platão era tido como maior filósofo de sua época. Então se dividiu a sua obra em quatro partes: o problema platônico, o ser e o saber, Deus universo e o homem, a moral e a política. “O problema platônico” Que está incluso na sua tese do papel do grande gestor da cidade, com caráter probo, sendo então um grande chefe de estado. “O ser e o saber” A uma divisão do mundo em dois pela relação do ser e do saber, o mundo sensível (interior da caverna, lugar de escuridão, questionamento) e mundo inteligível (Lado de fora da caverna, verdadeira luz, realidade). Na parte que é citado “Deus universo e o homem” o mundo inteligível que é a exteriorização da caverna está relacionado com as ideias, que são vistas e observadas como divinas, o demiurgo se responsabiliza pela formação