Um estudo sobre educação de jovens e adultos
Introdução: A educação de adultos hoje, é uma prática muito importante na sociedade brasileira, a qual se destina a jovens e adultos que não tiveram a possibilidade de estudar no ensino regular por diversos obstáculos enfrentados. Porém este grupo específico de alunos normalmente apresenta grandes dificuldades de aprendizagem. O presente trabalho visa citar e qualificar quais são estas dificuldades encontradas, em sala de aula, por estes alunos e mostrar alternativas de ensino que melhorem o desenvolvimento cognitivo e colaborem para a aprendizagem dos alunos que buscam este tipo de ensino. Tem por objetivo auxiliar professores a compreender melhor as dificuldades de aprendizado e a lidar com problemas em sala de aula na educação de adultos.
A constituição Brasileira de 1987, no seu artigo 208, prevê o direito da Educação de Jovens e Adultos. Passadas mais de duas décadas da sua implantação, esta modalidade de ensino brasileiro, sempre carece de atendimentos que a qualifiquem como um projeto político e social transformador e auxilie, verdadeiramente, todos os cidadãos que a procuram.
De forma muito generalizada, o EJA dirige-se a jovens e adultos que procuram introduzir-se na sociedade dos letrados em busca de saberes e competências exigidas pelas transformações do mundo contemporâneo, possibilitando-lhes novas inovações no mundo do trabalho, na vida social e outros canais de participação. Experiências mostram que jovens e adultos da EJA, pessoas portadoras de identidade, que já definiram projetos de vida (ou parte dela), são conscientes das responsabilidades e desejo de adquirir maior conhecimento.
Uma intervenção educativa para estes jovens e adultos só pode ser compreendida como um processo de humanização, isto é, a consideração do ser humano pessoal e social do projeto.
O ser pessoal com as suas especificidades, suas crenças, seus desejos, sua aparência física, sua saúde e seus valores. Mas um processo