Um estudo em vermelho
……………Tudo começa com a visita da Srta. Morstan, uma jovem elegante e muito agradável que vive um drama familiar. Seu pai servia num regimento indiano e por isso ela passou boa parte da vida sem qualquer contato. Recentemente a moça tinha recebido um telegrama do Sr. Morstan dizendo que estava em Londres.
……………Quando foi encontrá-lo no local combinado a Srta. Morstan ficou sabendo que o pai havia desaparecido e a jovem ficou quatro anos sem informações dele. Depois disso a moça passou a receber todos os anos uma pérola das mais raras, embrulhada numa caixa sem qualquer informação sobre quem enviou.
……………Se não bastasse o mistério das pérolas, a Srta. Morstan recebeu uma carta marcando um encontro. Preocupada a moça pediu a ajuda de Sherlock e Watson e assim partiram os três em mais uma emocionante história.
No misterioso encontro eles conhecem o Sr. Thaddeus Sholto, um indiano de aparência estranha que faz revelações perturbadoras. Além de contar que que o pai da jovem donzela havia morrido do coração, ele explica o motivo de seu interesse repentino.
……………O pai de Thaddeus, major John Sholto era um homem muito rico que escondia um grande segredo. Na hora da morte ele contou a Thaddeus e seu irmão gêmeo Bartholomew que havia traído o Sr. Morstan com quem tinha feito um trato. Ele tinha presenciado sua morte e se negado a dividir um tesouro entre os dois. Antes de contar o esconderijo do tesouro, John morreu
……………Assim que soube da dívida de seu pai, Thaddeu quis ressarcir a jovem órfã, mas seu irmão que era muito ganancioso foi contra. Ainda assim ele conseguiu permissão para enviar as pérolas e agora que o tesouro havia sido encontrado, pretendia