Estudante
. O processo de geração de Energia em Itaipu Itaipu é a maior produtora de energia do mundo. Suas 20 unidades geradoras de energia garantem um total de 14 mil megawatts, sendo estas divididas entra Brasil e Paraguai, igualitariamente. Cada unidade tem capacidade de produção de 700 megawatts (MW). Essa produção é suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Cada unidade geradora é composta por um gerador, uma turbina e seus auxiliares. A turbina é formada por uma série de pás ligadas a um eixo acoplado no gerador. A pressão da água que entra na turbina, por meio do conduto forçado, produz um movimento giratório do eixo, o qual, por meio de um campo magnético induzido dentro do gerador, gera eletricidade. Desta forma, a energia hidráulica é transformada em energia mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire. No gerador, que está acoplado à turbina, a energia mecânica é transformada em energia elétrica. O potencial elétrico de Itaipu é tão grande, que se ela funcionasse apenas com 12 turbinas, seria o suficiente para abastecer toda Região Sul do Brasil. Na figura abaixo (fig. 01) podemos observar a estrutura de uma unidade geradora de energia.
Figura - Esquema demonstrativo de um gerador de energia
No ano de 2012, Itaipu produziu um total de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh), quebrando seu próprio recorde mundial de produção de energia , que ocorreu em 2008, com a geração de 94.684.781 megawatts-hora (MWh). Só essa produção, seria suficiente para suprir o consumo de energia do mundo inteiro por dois dias. A energia garantida de Itaipu é de 75 milhões de megawatts-hora, mas a usina produz, anualmente, acima de 90 milhões de MWh.
A geração de energia na Itaipu depende diretamente do monitoramento dos rios e do clima na Bacia do Paraná. A previsão do volume de água que chegará futuramente ao reservatório possibilita um melhor aproveitamento dos