UM ENSAIO SOBRE O BLACK METAL
THE INSIGHT AND THE CATHARSIS- UM ENSAIO SOBRE O BLACK METAL
Autor(es)
NATHALIA XAVIER THOMAZ
Co-Autor(es)
AMAURY DE OLIVEIRA REGO FILHO
Orientador(es)
LUIZ ANTÔNIO CALMON NABUCO LASTÓRIA
1. Introdução
Este trabalho trata-se de um ensaio sobre o sub-gênero musical denominado Black Metal, ramificação do
Heavy Metal, que é considerado um dos mais polêmicos movimentos musicais da atualidade.
Embora referências ao diabo e à mitologia nórdica sejam comuns na história do Heavy Metal, o Black Metal é a única vertente que as levou à sério. Nele, a violência no ritmo da música e o ódio ao cristianismo expresso nas letras deve ser real e levado ao extremo. No palco, as bandas fazem o possível para transmitir a agressividade. Fora dele, igrejas são queimadas e uma disputa “ideológico-mercadológica” entre dois grandes músicos de Black Metal termina com o assassinato de um deles.
2. Objetivos
A postura dos Black Metallers (fãs de Black Metal) e a de seus ídolos nos chamou a atenção e motivou esse trabalho. Utilizamo-nos dos escritos de T. W. Adorno e M. Horkheimer (1985) sobre Indústria Cultural, dentre outros textos dos mesmos pensadores e também de F. Nietzsche (1999), para compreender o mecanismo de identificação mimética operado entre o fã e o líder de sua banda predileta, o culto ao som borrado e repetitivo, e, principalmente, ao radicalismo de suas atitudes. Buscamos desta maneira construir um olhar da Teoria Crítica sobre o movimento Black Metal e, a partir disso, visualizar os mecanismos de influência da Indústria Cultural sobre a sociedade em que vivemos.
3. Desenvolvimento
O presente trabalho foi realizado a partir do contrato com uma série de entrevistas, documentários e vídeos, além da bibliografia especializada sobre o tema em questão. Procuramos analisar os aspectos ideológicos que integram a imagem performática desses ídolos musicais cultuados por um grande número de jovens em todo o mundo, e também analisar partituras