Um despertador na Educação Infantil
ELIETE APARECIDA PAULINO BEZERRA
LÚDICO: Um despertador na Educação Infantil
BOM JESUS
2012
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ELIETE APARECIDA PAULINO BEZERRA
LÚDICO: Um despertador na Educação Infantil
Artigo cientifico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Especialista em Educação Infantil.
BOM JESUS
2012
LÚDICO: Um despertador na Educação Infantil
Eliete Aparecida Paulino Bezerra1
RESUMO
Este artigo tem por objetivo abordar o valor do recurso lúdico e a necessidade deste recurso ser trabalhado na Educação Infantil. Propõe a conscientização de todos os envolvidos na educação e da necessidade de utilizar recursos lúdicos, pois despertam o gosto pela escola e a aprendizagem. Apresenta também a necessidade de qualificar os profissionais ampliando seus conhecimentos. Este artigo foi embasado nas afirmações de Costa (2008); Winnicott (2008); entre outros, cuja visão revela a necessidade de trabalhar o lúdico e incentiva a busca de formação e de qualidade para os profissionais da educação, valorizando a agregação do útil ao agradável, pois essa união é de grande valia.
Palavras-chaves: Motivação. Lúdico. Aprendizagem. Formação do professor.
Introdução
Quando se falam em formação de cidadão, educação de qualidade, logo vem a preocupação de como melhorar o ensino-aprendizagem. Esta preocupação tem sido demonstrada de viárias formas. Os PCNs (Brasil: 1997, p. 99) expõe esta preocupação: “Essa aprendizagem exige uma ousadia para se colocar problemas, buscar soluções e experimentar novos caminhos, de maneira totalmente diferente da aprendizagem mecânica, na qual o aluno limita seu esforço apenas em memorizar ou estabelecer relações diretas e superficiais.” Há uma expectativa de mudança e melhora no ensino-aprendizagem. É um direito de