um carro a menos
SALVADOR
2013
1 INTRODUÇÃO Veículo, do latim vehiculum, é todo e qualquer meio de transporte existente, motorizado ou não. Veículos podem ser puxados por animais, como as carroças e carros de boi. No entanto, os animais não são chamados veículos mesmo quando são usados como meio de transporte. Código Brasileiro de Trânsito valoriza essencialmente a vida, não o fluxo de veículos. Na redação de seus artigos, percebe-se uma preocupação acima de tudo com a integridade física dos diversos envolvidos sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Bicicletas, triciclos, e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores. Portanto, quando falarmos em bicicletas, considere que podem também ser “ciclos” de outra natureza.
2 DESENVOLVIMENTO
Entenda-se veículos não motorizados todo meio de transporte de pessoas, animais ou carga que seja de propulsão humana ou de tração animal.
Fig 1: Opções de meios de transporte não motorizados. (Fonte: www.google.com.br)
Desde a década de 60, a política de mobilidade do Brasil tem sido de incentivo ao uso do carro. As cidades tentam se adaptar ao aumento da frota automobilística, construindo cada vez mais vias urbanas, o que resultou na diminuição do espaço para pedestres e ciclistas. O crescente aumento da infraestrutura para automóveis levou a um aumento ainda maior do seu uso. Em 2010 o Brasil ocupou a quarta posição mundial em número de veículos registrados anualmente. Em 2000, estava em nono lugar. Enquanto a população brasileira cresceu 11% nesta década, o número de veículos registrados cresceu 120%.
Segundo relatório recente do Observatório das Metrópoles (2012), entre 2001 e 2011, o aumento na taxa de motorização nas doze regiões metropolitanas brasileiras foi de mais de 8,9 milhões de automóveis. Um aumento de 77,8% em