Carros Blindados
Assim como outras decisões de alto impacto financeiro, a blindagem também deve ser estudada com cuidado para que o investimento valha a pena. Veja a seguir o que é preciso saber antes de blindar o seu carro.
Valor da blindagem
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde, uma blindagem com o nível de proteção mais usado pelo mercado, o nível III-A, dificilmente terá um custo inferior a 40.000 reais. “Um valor menor que isso para esse nível pode indicar que a blindadora está tomando um prejuízo para fazer um preço menor ou que ela está repassando algum tipo de prejuízo ao consumidor", afirma.
Pela complexidade do processo, valores muito baixos podem ser suspeitos. Para ser blindado, o veículo é completamente desmontado, mantendo-se apenas a lataria, o motor e o painel. São retiradas a capa interna do teto e o forro das portas, os bancos, os vidros e as rodas para que os materiais com resistência balística sejam instalados. E depois ainda é preciso remontar o carro com extremo cuidado para preservar as características do veículo. Toda essa manobra se reverte em um alto custo.
Segundo a Abrablin, atualmente o preço médio da blindagem no Brasil é de 47.000 reais. O valor depende do nível de blindagem e do modelo do carro. “Em carros maiores e mais sofisticados são usados mais materiais, e a mão de obra deve ser especializada, já que o maior volume de itens internos e equipamentos exige um detalhamento maior”, explica Fábio Rovedo de Mello, diretorda Concept