Blindagem de automóveis no brasil
A cada dia, mais pessoas no Brasil falam sobre a blindagem de automóveis e da segurança que ela proporciona. Por isso é um mercado que está em expansão. Há dez anos, eram poucos os compradores de veículos blindados, pois a violência não era tão intensa como nos dias de hoje. Além do medo da violência, a evolução da tecnologia no processo de blindagem também foi determinante para o aumento do número de blindagens. A manta de nove camadas, material que substituiu o aço em grande parte do habitáculo, diminuiu consideravelmente o peso do veículo. Tal redução viabilizou, então, que carros com motor de menor potência entrassem nesse segmento. O reflexo dessa realidade está no número de carros à prova de balas produzidos: cerca de 82 mil veículos em 2009 contra apenas 388 unidades em 1995, quando se iniciou a blindagem no Brasil. Mas a "popularização" desse instrumento de proteção, que agrega exigências legais com tecnologia avançada, também apresenta problemas. Muitos falam sobre blindagem sem ter o necessário conhecimento.
O objetivo desse trabalho é explicar todos os detalhes sobre a blindagem de automóveis aqui no Brasil para que todos tenham conhecimentos sobre o assunto. Com ele, as pessoas terão melhores condições de analisar as propostas e, assim, evitar o risco de ser envolvido por aqueles que visam apenas ao lucro e não à garantia da vida.
Capítulo 1
1.1 - Associação de Blindagem
A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) foi fundada em 22 de maio de 2001 com a intenção de unir empresas e criar um fórum de discussão e encaminhamento de assuntos do setor. As metas dessa Associação é promover a evolução tecnológica do segmento de blindagem automotiva e desenvolver e contribuir com a implantação de normas que respeitem os padrões internacionais de segurança.
Assim, a Abrablin tem uma função muito importante, pois ao combater normas criadas aleatoriamente por algumas blindadoras, evita que os consumidores sejam enganados. Isso explica o