Um breve resumo da Psicologia
Influências Filosóficas:
Há milhares de anos atrás, desde que o Homem se percebeu como um ser pensante, inserido em um complexo que chamou de Natureza, ele vem buscando respostas para suas dúvidas e factos que comprovem e expliquem a origem, as causas e as transformações do mundo. No entanto, o comportamento e a conduta humana são assuntos que sempre nos fascinou e estão registrados historicamente ao longo desses anos. Isso faz com que a Psicologia seja uma das mais antigas e uma das mais novas disciplinas acadêmicas, criando assim esse paradoxo.
A meu ver, a psicologia ainda tem um caminho árduo no desvendar de muitos mistérios que envolvem o comportamento humano.
Apesar de que, já se vão alguns muitos anos de estudos, creio que ela ainda vai “renascer” várias vezes, até termos verdadeiro entendimento de certos tipos de comportamentos do homem. Isso explica o porquê dessa condição da psicologia parecer absurda embora as evidências demonstrarem ser verdadeira. Durante muito tempo se procurou explicações para as questões naturais e humanas através de personagens Mitológicos. Para os Gregos, os Mitos eram narrativas sagradas sobre a origem de tudo; eram tudo em que acreditavam como verdadeiro. Os poetas-videntes, que narravam os Mitos, possuíam uma autoridade mística sobre os demais, pois eram"escolhidos dos deuses" que lhe mostravam os acontecimentos passados através de revelações e sonhos, para que esses fossem transmitidos aos ouvintes. Com o passar do tempo a
Mitologia parecia não satisfazer mais, pois notava-se insuficientemente eficaz para a quantidade cada vez maior de questões, e no início do século VI antes de Cristo, nasce a
Filosofia, que significa "Amizade pelo Saber" e define uma forma característica de pensar (pensamento racional). Com ela vários filósofos se destacaram, cada um com sua forma particular de pensar e de procurar a sabedoria.
Alguns dos factos