trabalho
1. Objetivo 1
2. Definições 2
3. Material utilizado 2
4. Procedimento 3
5. Tabela de dados obtidos 3
6. Limite de distribuição da NBR 7211 5
7. Gráfico da areia ensaiada 5 5
8. Conclusão 5
1. Objetivo
Determinação da Classificação da areia.
2. Definições
2.1. Agregado miúdo: É a areia natural quartzosa ou artificial, resultante do britamento das rochas estáveis, cujos grãos passam pela peneira de abertura de malha de 4,75mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 0,15 mm. 2.2. Série normal ou série intermediária de peneiras: Conjunto de peneiras sucessivas, que atendem à ABNT. 2.3. Dimensão máxima característica: É a abertura da malha, em milímetros, da peneira d serie normal à qual corresponde uma porcentagem acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa. 2.4. Módulo de finura: Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras de série normal, dividido por 100.
MF = % Retida Acumulada
100
2.6. Granulometria: Denomina-se composição granulométrica de um agregado a proporção relativa, expressa em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que se encontra constituindo o todo. Pode ser expressa pelo material retido, por peneira ou acumulado.
3. Material utilizado
areia seca;
Agitador;
Peneiras das séries normal com tampa e fundo;
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio;
Fundo avulso de peneira.
4. Procedimento A amostra de areia deve ser seca, sendo utilizado 1kg para o referido ensaio. Com o auxilio do fundo avulso, peneirar manualmente toda a amostra em um peneira para depois passar para seguinte. O tempo de peneiramento em cada peneira não deve ser inferior a 2 minutos. O peneiramento, em cada peneira, estará encerrado quando, durante um minuto de peneiramento continuo a massa do material passante seja inferior a 1% da massa do material retirado. 5. Tabela de dados obtidos