um banho de água com gelo
ELA é uma degeneraão progressiva dos neurônio cerebrais e a medula epinhal. Sendo assim os neurônio perdem a capacidade de transmitir impulsos nervosos, dando origem a ela.
Com a ausência de impulsos elétricos o músculo atrofia, seguido de fraqueza muscular.
A pessoa com ELA pode apresentar, alem desses sintomas tremores,comprometimento do uso de braços e pernas, fala arrastada, estágios mais avançados: falta de ar e dificuldade para degluir.
Porem raciocionio intelectual, visão, audição não são afetados.
Causas
Não s esabe a causa especifica
Acredita-se que o uso excessivo da musculatura favoreça a degeneração, por isso atletas apresentam maior riscos.
Dieta rica em glutamato (aminoácido prsente em proteína)
Ausência de proteína chamada paralbumina
Acomete mais homens , em idade 55/75 anos
Giagnostico
O diagnostico pode levar ate 1 ano.Exame neurológico minuicioso, entre exems laboratorioas, rm encefalo, mielograma (punção do osso para obter amostra medula)
Tratamento
Riluzol( tto neuroprotetor) alem de acompanhamento com fisio, fono, nuti
Durante a evolução da doença, mesmo em seus estágios iniciais, os pacientes deverão realizar adaptações, orientadas por fisioterapeuta, fisiatra e por terapeuta ocupacional, para a realização mais fácil, segura e econômica de atividades de vida diária. Chão escorregadio, tapetes e outros obstáculos em casa ou no trabalho devem ser removidos. Uma órtese pode estabilizar uma fraqueza no pé. Adaptadores na mão podem auxiliar tarefas manuais. Uma cadeira de rodas, motorizada ou não, permitirá independência mais