educasenso
1.2- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional é uma área que estuda o que as pessoas fazem em uma empresa, bem como esse comportamento afeta a empresa.
Os estudos relacionados ao comportamento organizacional referem-se ao trabalho, absenteísmo, produtividade, desempenho, rotatividade, dentre outras situações que afetam o dia a dia do empregado e da empresa em seus resultados.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Desta forma, para fortalecer estas questões e propiciar maior segurança nas atitudes da organização, o ser humano trabalha em grupos. Vale ressaltar que cada grupo tem seus comportamentos próprios e apresentam uma tendência natural de julgar as atitudes de outros, como inferiores. É o chamado “Etnocentrismo”, podendo ser considerado uma dificuldade de pensar as diferenças, gerando um choque cultural entre grupos de comportamentos e culturas diferentes, podendo ferir a identidade organizacional. (KINICKI e KREITNER, 2006).
BIBLIOGRAFIA:
KINICKI, A. e KREITNER, R. Comportamento Organizacional. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006.
SAMPAIO, Karla. Comportamento organizacional – Princípios. In: Administradores o portal da administração, artigo publicado em 20 de maio de 2007, Editorial. Site: Acesso em: 02 de abril de 2010, às 16h37min.
1.2.1- COMPORTAMENTO APARENTE
Comportamento Aparente está relacionado a todos os aspectos do ambiente e da organização que são observáveis na organização, como a tecnologia, a estrutura física, os equipamentos, os recursos materiais, os mobiliários, etc.
O comportamento aparente deve sempre estar em harmonia e em interação garantindo, assim, a melhor forma de existência das organizações e sua funcionalidade.
1.2.2- COMPORTAMENTO