profesora
Pesquisa Geral:
O trabalho apresentado contou com a colaboração de um secretário (ATB-Assistente Técnico de Educação Básica) da Escola Estadual Fernando Otávio.
A escola utiliza em suas tarefas escolares a suíte de aplicativos Microsoft Office que é usado pela direção, vice-direção e principalmente pela secretaria. A escola também possui uma biblioteca com computadores disponíveis para o uso dos alunos e utiliza a suíte de aplicativos BR Office – Linux. No momento os computadores da biblioteca estão desativados por problemas técnicos.
As ferramentas utilizadas no Microsoft Office são: Word, Excel, Simade (Sistema Mineiro de Administração Escolar), Educasenso (Censo Escolar), Sisad(Sistema de Avaliação de Desempenho),Access, Consulte SAE.
A escola utiliza-se do Microsoft Office de forma irregular, pois não possui licença para seu uso. Existe grande resistência por parte dos funcionários quanto ao uso do LibreOffice, e as tentativas de implantá-lo feitas pela direção, não obtiveram sucesso. Por esse motivo, a escola utiliza o Microsoft Office uma vez que os funcionários já mantêm um bom desenvolvimentos em suas tarefas diárias.
Entrevista com Professor:
Em entrevista com um professor do turno matutino, são vários os motivos que leva um professor não utilizar o laboratório de informática da escola. Apesar de a escola possuir um laboratório equipado com computadores, não há uma manutenção das máquinas, por isso muitas delas estão desativadas. Outro fator é a falta de treinamento dos profissionais da educação com o Software Linux e seus aplicativos. As maiorias dos professores desconhecem a utilização do Linux. As máquinas, assim como hardwares, estão ultrapassadas e a internet é muito lenta. Outra desvantagem é o número de alunos que ultrapassam a quantidade de máquinas disponível no laboratório. O laboratório possui 25 máquinas e as turmas têm de 35 a 45 alunos. O professor também explicou que a