atps matematica financeira
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS MATEMÁTICA FINANCEIRA
POLO 214 DE APOIO PRESENCIAL: LAVRAS/MG (4144)
2012
4º SEMESTRE
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
A matemática financeira está, com raríssimas exceções, apoiada no conteúdo da matemática estudado nos ensinos fundamental e médio. A principal diferença reside na aplicação dos assuntos, que fogem da abstrata abordagem tradicional. A matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. A ideia básica é simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa e empregar alguns procedimentos matemáticos. Este relatório trata-se de informações sobre juros simples, compostos e seus montantes, procurando trabalhar através de formulas, calculadora financeira e Excel. Com tudo resolver exercícios que podem nos ajudar futuramente.
2 - ETAPA 1
2.1 - Passo 2 A diferença entre juros simples e juros compostos é que os juros simples é aquele pago sobre o capital inicial, ou seja, somente há juros sobre o valor inicial. Já os juros compostos há incidência de juros sobre o capital inicial e sobre os juros calculados, ou seja, há juros sobre juros. Os juros simples são calculados multiplicando o valor do capital pela taxa e pelo o período. No regime de juros compostos, ao contrário do regime de juros simples onde apenas o capital inicial rende juros, os juros gerados pela aplicação serão incorporados à mesma passando a participar da geração de juros do período seguinte. Portanto, os juros de cada período serão calculados sobre o montante do período anterior.
2.2 - Passo 3 Um capital de R$ 80.000,00 foi aplicado numa instituição financeira que remunera o capital a uma taxa de juros de 1,2% ao mês (livre de impostos). Calcule o valor dos juros e