ULTRASSOM: FÍSICA, COMPONENTES DO APARELHO, PLANOS ANATÔMICOS, DOPPLER.
ULTRASSOM: FÍSICA, COMPONENTES DO APARELHO,
PLANOS ANATÔMICOS, DOPPLER.
UBERLÂNDIA
2014
1. FÍSICA
Conceito de ultra-som: São ondas sonoras com frequências situadas acima do limite audível para o ser humano (acima de 16 KHz). Para os propósitos de obtenção de imagens (ultrassonografia), frequências entre 1 e 10 MHz são usadas.
As ondas ultrasônicas são geradas por transdutores construídos a partir de materiais piezoelétricos, conforme explicado no próximo tópico.
Propriedades básicas do ultra-som:
- O ultra-som, em geral, se propaga através de líquidos, tecidos e sólidos.
- Apresenta as seguintes velocidades de propagação, nos mais diferentes meios, sendo essa característica inerente ao processo de interação das ondas ultrasônicas
(mecânicas) com o meio em particular :
Velocidade de propagação metros/segundo:
Ar - 330
Água - 1500
Gordura - 1430
Músculo - 1620 tecidos moles - 1540
Osso - 3500
- O ultra-som sofre reflexão e refração nas interfaces onde ocorre uma mudança na densidade (figuras 1 e 2).
- O ultra-som ao se propagar em um meio e ao passar de um meio para outro, sempre sofre atenuação da intensidade do sinal, devido aos efeitos de absorção, reflexão e espalhamento.
Reflexão: É a propriedade que uma onda sonora tem de refletir quando encontra uma superfície de separação entre dois meios elásticos diferentes.
Refração: É a mudança de velocidade e de direção que sofre a onda sonora ao passar de um meio elástico a outro.
Efeito Piezielétrico:
Piezoeletricidade: É a propriedade que certos materiais apresentam quando a aplicação de uma voltagem nos eletrodos de sua superfície causa uma deformação mecânica numa certa direção. Esse é o chamado “efeito piezoelétrico direto”. Similarmente, existe o “efeito piezoelétrico inverso” quando a aplicação de uma força mecânica na superfície do material resulta no aparecimento de uma força mecânica na superfície do material resulta no