RAIO-X, RESSONÂNCIA, TOMOGRAFIA E ULTRA-SOM
TOMOGRAFIA E ULTRA-SOM
ANTÔNIO MESQUITA DE ALMEIDA NETO
PEDRO HENRIQUE WANDERLEY
Manaus
2013
ANTÔNIO MESQUITA DE ALMEIDA NETO
PEDRO HENRIQUE WANDERLEY
RAIO-X, RESSONÂNCIA,
TOMOGRAFIA E ULTRA-SOM
Professor: MSc. Fabiano Sousa Barbosa
Pesquisa realizada ao MSc. Fabiano Sousa Barbosa professor da disciplina Biofisiologia, da Universidade Nilton Lins, para obtenção de nota para M2.
Manaus
2013
RESUMO
A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. A sonda funciona assim como emissor/receptor. Quanto maior a frequência, maior a resolução obtida e mais precisão temos na visualização das estruturas superficiais. Conforme a densidade e composição das interfaces a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.
A Tomografia Computadorizada é um método de diagnóstico por imagem que através de cortes axiais proporciona um estudo detalhado de diferentes estruturas do corpo humano, facilitando a localização de patologias e proporcionando maior precisão nas intervenções clínicas e cirúrgicas.
A Ressonância Magnética é um dos mais significativos avanços do século no que diz respeito a diagnósticos médicos por imagem. A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético, por esta razão, é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e