Ultrarromantismo Resumo
Os poetas desta geração romântica desprezavam todas as temáticas da geração anterior, como o nacionalismo e o indianismo, imprimindo na poesia traços egocêntricos, subjetivistas e sentimentais. Podemos citar o poeta Álvares de Azevedo, o mais destacado autor do ultrarromantismo brasileiro.
Ao lado de Álvares de Azevedo, três outros autores destacam-se na segunda geração da poesia romântica brasileira, como: Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. As obras literárias de cada poeta e de seus períodos respectivos, apresentam entre si uma característica comum: o medo de amar.
As características do romantismo são muitas, como: tédio constante; satanismo; morbidez; sofrimento; pessimismo; negativismo; masoquismo; cinismo; autodestruição; fuga da realidade para o mundo dos sonhos, das fantasias e da imaginação (escapismo). Desilusão adolescente; idealização do amor da mulher; egocentrismo; saudosismo; gosto pelo noturno.
O Condoreirismo trata-se escola literária da poesia brasileira, a terceira fase romântica, marcada pela temática social e a defesa de idéias igualitárias. Tudo se iniciou quando em 1860 surgiram alguns escritores que demonstravam imensa preocupação com os problemas sociais. Muitas influencias de movimentos anteriores permaneceram, mas muitas novidades também surgiram. O novo formou-se o conteúdo e deu origem à terceira geração da poesia romântica, mais voltada para os problemas sociais e com uma nova forma de tratar o tema amoroso.
Uso das figuras de