Oitavo andar
FACULDADE PADRÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
OITAVO ANDAR DE CLARICE FALCÃO E O ULTRARROMANTISMO
GOIÂNIA
2013/2
Marcio Pereira Caser
Mytsa Karla Rodrigues Lopes
Makes Paulo Marques
OITAVO ANDAR DE CLARICE FALCÃO E O ULTRARROMANTISMO
Artigo, O Oitavo Andar de Clarice Falcão e o Ultrarromantismo, proposto pela professora Flavia Cristina de Sousa, que ministra a disciplina de Análise do Discurso, para o Sexto período de Letras da Faculdade Padrão, como requisito para a obtenção de nota da N2.
GOIÂNIA
2013/2
Na duvida entre dedicar este artigo a Clarice Falcão, autora da Musica Oitavo Andar, ou ao seu esposo Gregório Duvivier, por ser (acredito eu) a inspiração para a obra, decidi decicar este à Dona Maria que mora no oitavo andar, ao seu Zé, aos paramédicos e aos bombeiros.
Agradeço ao Mickey, as terças férias, os ursos pandas, o andar de cima da primeira cada em que eu morei e dava pra chegar no morro só pela varanda, a fome, essas crianças, esse cachorro, o Sancho Pança, o Koni e o Capitão Gancho.
“E se eu mostrar o cianureto que eu comprei pra gente se matar [...] Você manda me prender no amanhecer?
Eu queria tanto que você não fugisse de mim [...] Mas se fosse eu, eu fugia”.
Clarice Falcão
RESUMO
Este artigo propõem a fazer uma análise da música Oitavo Andar de Clarice Falcão, fazer um paralelo entre ela e o que é conhecido como a Segunda Fase do Romantismo, tendo como finalidade principal o papel de trazer esclarecimento a respeito da segunda fase do romantismo, também conhecida como Ultrarromantismo, e desta forma