Noitenataverna 130324215020 Phpapp02
1264 palavras
6 páginas
NOITE NA TAVERNAÁlvares de Azevedo
1878
RESUMO DA OBRA
Noite na Taverna é uma narrativa
(novela ou conto) construída em sete partes. Mais do que pelos elementos romanescos e satânicos que a condimentam (violentação, corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia, assassinatos por vingança
PERSONAGENS
Solfieri, A mulher, Bertram, Ângela, A mulher do comandante, O comandante,
Gennaro, Godofredo Walsh , Laura, Nauza,
Claudius Hermann, A Duquesa Eleonora, O
Duque Maffio, Johann, Artur ou Arnold,
Geórgia, O Irmão.
NARRADOR
O livro inicialmente é narrado em terceira pessoa, onde apresentam os personagens na taverna, depois se torna em primeira pessoa com cada personagem contando suas historias.
LUGAR
Uma Taverna.
(Uma taberna (ou taverna) é, de uma forma geral, um lugar de negócios ou um bar onde pessoas vão para beber bebidas alcoólicas e onde também pode ser servido algum tipo de alimentação. A palavra deriva, pelo latim taberna, do grego ταβέρνα, que significa "abrigo" ou "oficina".)
TEMPO
O livro foi escrito tanto em tempo cronológico como em tempo psicológico. O tempo que decorre dentro da taverna é cronológico.
A partir do momento que os jovens começam a contar suas histórias, eles mergulham nas lembranças do passado e o tempo passa a ser psicológico.
UMA NOITE DO
SÉCULO
A primeira parte constitui uma espécie de apresentação do ambiente da taverna, da roda de bebedeira, de devassidão em que se encontram os personagens, do clima notívago e vampiresco. O tom declamatório anuncia a noitada e as história que estão por vir.
SOLFIERI
Solfieri decide contar sua história, conforme sugere Archibald, desejoso de histórias fantásticas, cheias de sangue e paixão. Conta, então, que uma noite, ao vagar por uma rua, em Roma, passa por uma ponte, quando as luzes dos palácios se apagam. Vê a sombra de uma mulher chorando, numa escura e solitária janela, parecendo uma estátua
BERTRAM
Bertram conta que, também, uma mulher, uma donzela de