ultra cavitação
Avaliação clínica da utilização do Ultra Cavity como tratamento não invasivo para redução de perimetria e modelagem corporal.
-------------------------------------------------------------
Introdução
Atualmente a redução de perimetria e a modelagem corporal estão limitadas a procedimentos cirúrgicos invasivos como lipoaspiração e lipoplastia. Por mais eficazes que sejam tais procedimentos, estes apresentam grandes desvantagens como riscos de efeitos colaterais, riscos de complicações pós-operatórias e um longo período de recuperação necessitando de repouso absoluto nas primeiras semanas. Outras opções para modelagem corporal incluem dietas, exercícios físicos e procedimentos estéticos para mobilização de gordura, que não oferecem soluções satisfatórias em áreas que são resistentes a todos os esforços e que apresentam uma quantidade relativamente grande de gordura localizada.
O Ultra Cavity utiliza um sistema de ultra-som de baixa freqüência produzindo não só os efeitos térmicos, mecânicos e químicos do ultra-som usado para terapia, mas também o efeito cavitacional. O processo de cavitação ocorre com a formação de bolhas no tecido. Quando expostas a um choque ondulatório (ultra-som, por exemplo) as bolhas se expandem e contraem conforme os picos de pressão positivos e negativos propagados pelo tecido. Essa oscilação leva à implosão dessas bolhas gerando uma energia livre de impacto que ajuda na ruptura da membrana das células de gordura. Já que os adipócitos têm membranas muito frágeis, a pressão hidrostática gerada pela expansão e subseqüente implosão das bolhas que se formam durante o processo de cavitação irá rompê-las, diminuindo seu número.
O Ultra Cavity rompe seletivamente a membrana dos adipócitos, sem causar nenhum dano às estruturas adjacentes como nervos periféricos e vasos sanguíneos.
Uma vez rompida a membrana, os líquidos intra e extra-celular se homogeneízam e