CUBA ULTRA-SONICA
TÉCNICO EM ESTÉTICA
CUBA ULTRA-SÔNICA
Elizete Diniz Caetano, Natalya Prado, Raquel Leal e Simone Campos.
São José dos Campos,
2013
Cuba Ultra-Sônica
A Lavadora Ultra-sônica, tem por principal objetivo a automatização da higienização de materiais, otimizando os recursos humanos, protegendo o operador, diminuindo os gastos com produtos químicos e diminuindo o tempo para assepsia dos instrumentos. A limpeza ultra-sônica, basicamente transforma a energia elétrica em energia mecânica, provocando dentro de uma solução líquida um fenômeno chamado de cavitação que permite a limpeza homogênea de lugares onde o acesso seria humanamente impossível. Pode ser usada em diversas áreas como: Odontologia, Medicina e Laboratório.
Cavitação
As ondas de pressões altas e baixas geradas pelo ultra-som formam milhões de bolhas minúsculas (ou cavidades) dentro do líquido. A essa formação damos o nome de cavitação. A Cavitação limpa efetivamente, porque ataca a sujeira e os contaminantes no nível molecular.
Limpeza ultra-sônica & a limpeza comum
A Limpeza comum (escovação), não atinge pontos que o ultra-som pode atingir, sendo assim mais eficiente;
A escovação comum pode causar acidentes ao operador, sendo que o ultrasom além de não oferecer tal risco, possui a vantagem de lavar os instrumentos sem contato físico.
Principais Vantagens da lavagem em Cuba Ultra-Sônica
A lavagem ultra-sônica economiza tempo e produtos químicos, uma vez que se pode lavar simultaneamente mais de um utensílio. A solução na lavagem ultra-sônica: É muito importante o uso de uma solução, o detergente enzimático (3,4 ou 5 enzimas), no caso das lavadoras, o mais comum é a utilização do detergente de 3 enzimas (amilase, lípase e protease). A dosagem depende do fabricante, mas costuma ser de 5ml por litro. Este detergente não ataca alumínio, inox, vidro, borracha ou plásticos, são biodegradáveis, por isso, ecologicamente