Ulbra
A mais antiga manifestação de lubrificação que se tem notícia foi encontrada no Egito no túmulo de um faraó entre 2600 e 1700 a.C., é mostrado um tipo de trenó transportando um monumento de pedra e um homem que despejava um liquido para lubrificar os deslizadores do trenó. A matéria graxa foi realmente no eixo de uma carruagem enterrada no túmulo de Yuaa e Thuiu datando cerca de 1400 a.C.
Origem
Os óleos lubrificantes são derivados do petróleo sendo obtidos através da destilação fracionada, este procedimento consiste na separação dos produtos de maior volatilidade, não-lubrificantes e frações residuais.
Após o refino do petróleo são obtidos os chamados óleos básicos, que ainda não servem como base para os lubrificantes, para que estes destilados sirvam para a preparação de óleos lubrificantes são necessários alguns tratamentos sendo estes:
-Refinação por solvente: através da adição de solventes retira-se o asfalto e compostos similares;
-Desparafinização: Este tratamento consiste na retirada de ceras e alguns parafínicos;
-Hidrogenação: Procura-se estabilizar o básico quimicamente eliminando os compostos de enxofre.
Definição
A lubrificação pode ser definida como o fenômeno da redução de atrito entre duas superfícies em movimento relativo, por meio da introdução de uma substância entre as mesmas.
A principal função da lubrificação é possibilitar que o movimento se faça com o mínimo de aquecimento, ruído e desgaste.
Todos os lubrificantes atualmente recebem uma carga de aditivação para melhorar algumas de suas características e outros para corrigir deficiências.
Características
A qualidade de um lubrificante está ligado a sua composição química, resultante do petróleo bruto, do refino dos aditivos e do balanceamento da formulação. Principais características dos lubrificantes:
- Viscosidade: É a característica fundamental dos lubrificantes. Podemos definir como viscosidade a propriedade que determina o valor da resistência do