Usina Belo Monte
2TTEEA / 2TTEPA
Usina Belo Monte
Ledislei Souza
Diego Allison
Carlos Henrique
Rafael Mattos
Marcos
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................18
Desenvolvimento.........................................................................18
Conclusão.....................................................................................18
Referências Biográficas...............................................................18
INTRODUÇÃO
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será a maior hidrelétrica inteiramente brasileira e uma das maiores hidrelétricas do mundo. Sua construção faz parte dos investimentos do Governo Federal e é considerada a maior obra do PAC(Programa de Aceleração do Crescimento). Contudo, a polêmica em torno da construção da usina já dura mais de 20 anos e o projeto vem sendo alvo de intensos protestos e debates na região. Os impasses, desafios e resistências associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, esbarram no paradoxo de que produzir mais energia elétrica e crescer economicamente são incompatíveis com as questões sócio-ambientais, com os princípios morais e éticos dos habitantes da região.
DESENVOLVIMENTO
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
Sua potência instalada será de 11.233 MW; mas, por operar com reservatório muito reduzido, deverá produzir efetivamente cerca de 4.500 MW (39,5 TWh por ano) em média ao longo do ano, o que representa aproximadamente 10% do consumo nacional (388 TWh em 2009). Em potência instalada, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas (20.300 MW) e da brasileira e paraguaia Itaipu (14.000 MW), e será a maior usina hidrelétrica