ULBRA
Universidade Luterana do Brasil
ULBRA – Campus São Jerônimo
Pró-Reitoria de Graduação
Tipo de atividade: SEMI-PRESENCIAL
N.º 01
Curso: DIREITO
Disciplina: PROCESSO PENAL I
Data:
Turma:
Professor: MARCIUS ALEXANDROS
I- INSTRUÇÕES:
a) Leia atentamente o texto a seguir;
b) Responda aos questionamentos grifados, indicados no texto pelas letras A), B), C);
c) Justifique a concordância ou discordância em relação às proposições do autor;
Respostas
A) Qual dessas sociedades você preferiria para o nosso país?
Sou favorável a segunda sociedade apresentada no texto “Ninguém é a favor do crime. Você é que não tinha entendido antes”, visto que nesta o indivíduo tem uma oportunidade de melhorar a sua vida, bem como uma considerável chance de não vir a cometer novo crime. Quanto ao explanado pelo autor, concordo integralmente com este, pois como bem expôs, no primeiro caso há muitas chances do indivíduo vir a cometer novamente o crime, assim como a economia do país não cresceria, pois não haveria uma oportunidade para o indivíduo tentar mudar seus atos e contribuir com a sociedade.
B) A pessoa nasce bandida ou torna-se bandida?
A pessoa torna-se bandida, em função do meio que vive ou por necessidade, como bem ressalta o autor, a pessoa torna-se um criminoso, como consequência do que aprenderam e da influência externa do ambiente.
C) Construir mais penitenciárias e prender mais gente diminui a criminalidade?
Não, o que, provavelmente, diminuiria a criminalidade seria o investimento na educação e programas para a reinserção das pessoas que cometeram crimes na sociedade, visto que quando presos, os criminosos tendem a repeti-los, assim como é elucidado pelo autor.