UHE tucuruí
FORTALEZA / CE
NOVEMBRO / 2014
Relatório Nº 2
I – O Rio Tocantins nasce no estado de Goiás, e passa pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, sua foz fica no Golfo Amazônico. A palavra “Tocantins” significa “bico de tucano”, um termo originado da língua tupi, que vem da junção de tukana (tucano) e tim (bico). O Rio Tocantins foi denominado assim após a união do Rio das Almas, Rio Maranhão e Rio Paranã.
II – A cheia de 1980 no rio Tocantins foi bastante impactante pois ocorreu durante a obra da UHE Tucuruí, exigindo alteamento emergencial das ensecadeiras. A vazão máxima observada em Altamira naquele ano foi de 32.330 m³/s, enquanto a vazão transposta do rio Tocantins através da relação entre áreas de drenagem resultaria em 49.412 m³/s. O Rio Tocantins é o segundo maior totalmente brasileiro (perde apenas para o Rio São Francisco). Período no qual o nível do Rio Tocantins passou para o nível de 17,42 metros, subindo 16,22 metros.
III - Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). As eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d'água. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa. Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a