usinas hidroeletrica
INTRODUÇÃO: As usinas hidrelétricas passaram a ser utilizadas na Europa á partir de 1860. Apesar de terem suas vantagens, em detrimento de outras formas de obtenção de energia, acabam por se destacar nos grandes impactos sócio-ambientais. Assim, a construção de uma hidrelétrica na Amazônia não representa apenas o desenvolvimento econômico, com a geração de energia. Pode-se afirmar que as usinas colaboram para a geração de energia voltada aos grandes projetos da Amazônia, os quais beneficiam o mercado externo.
Como funciona uma Hidrelétrica 1ª- A água do rio é retida pela barragem de concreto, formando uma repressa; 2ª- A água repressada se escoa por uma tubulação em declive e move as pás da turbina. 3º- Ao girar a turbina move o eixo do gerador, produzindo energia elétrica; 4ª- Através de cabos instalados em altas torres, a energia elétrica é distribuída.
/5/
UHE TUCURUÍ UHE SAMUEL UHE BALBINA UHE COARACY NUNES UHE CURUÁ-UNA Localização UHE BELO MONTE
População Beneficiada
As usinas e seus impactos
A Amazônia possui um ecossistema frágil. Os solos são pobres e a floresta vive de seu próprio material orgânico. O equilíbrio é instável e sua preservação, complexa. Uma perturbação qualquer, a menor imprudência, pode causar danos irreversíveis: co mo exemplo temos a construção de hidrelétricas. As principais hidrelétricas da Amazônia são:
UHE Tucuruí
Localização: Rio Tocantins, no Pará;
Gerou, no total, 236.629.110 MWH de energia;
Beneficia 11 milhões de habitantes e irá ampliar o atendimento com suas novas unidades gerador; /6/
Responsável pelo desaparecimento da flora e fauna Amazônica, inundando as florestas e deixando torras de