Impactos socioambientais da UHE- TUCURUí
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE DA UFPA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA –
PIBIC CNPQ
RELATÓRIO CIENTÍFICO
Título do Projeto de Pesquisa: Grandes Projetos e impactos socioambientais nos municípios paraenses- o caso da Região do Lago de Tucuruí.
Orientador: Prof. Dr. André Farias
Departamento: Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA)
Título do Plano de Trabalho: Os Grandes Projetos implantados no Pará e seus impactos: o caso da Região do Lago de Tucuruí.
Colaboradora: Suzanne Laís Santana Miranda
Tipo de bolsa: (X) PROPESP/PRODOUTOR
Resumo
A chegada de um grande empreendimento em municípios com baixa dinâmica urbana e econômica, provoca intensos fluxos populacionais para a região, além do que, as transformações advindas da instalação de um grande projeto costumam gerar impactos que nem sempre são positivos, sobretudo, por que são planejados e implementados sem maiores relação com a realidade local, ou seja, geralmente vem para suprir demandas extra-locais. O estudo aqui apresentado aborda os impactos causados em três esferas de estudo: social, ambiental e econômico provindos da construção da UHE - Tucuruí, dando ênfase e maior estudo a esfera social. Este trabalho subsidiou-se em pesquisa bibliográfica dentro da temática em que se propôs analisar, buscando mostrar e se aproximar ao máximo de realidade vivenciada pelos grupos atingidos por tais modificações no seu meio. E tendo como resultado a elaboração de um sitio na web (blog) para divulgação de resultados e discussão da problemática que envolve este estudo.
Palavras Chave: Usina Hidrelétrica de Tucurui; Impactos; Socio-ambientais
1 Introdução
A construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí esteve atrelada a necessidade de geração de energia em virtude do funcionamento do Programa Grande Carajás (PGC)1. Hébette (2004) ainda ressalta que a ELETRONORTE2, com apoio do governo