ufrgs
Neurociências e Aprendizado
O aprendizado é um processo que dura por toda vida “usar o cérebro muda o cérebro” o cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida, o que muda com o aprendizado não são o numero de sinapses e sim o sentido que elas fazem, algumas pessoas acreditam que a facilidade de aprendizado é uma questão genética quando na verdade a dedicação é o maior fator determinante do nível de aprendizado do individuo.
Temos tantas coisas para melhorar ou não sabemos como fazer para melhorar, ou não fazemos muita questão de melhorar. O segredo é a motivação e esta depende de um nível de dificuldade adequado, nem muito fácil, nem tão difícil, a motivação permite que nos empenhemos na pratica. Nosso cérebro tem uma limitação só conseguimos prestar atenção em uma coisa de cada vez, então no processo de aprendizado é preciso atenção e foco, pois a atenção é a porta de entrada para o aprendizado.
Ativação do sistema de recompensa é feito com base em experiências anteriores, o prazer antecipado gera motivação que faz com que agente se mova, a formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio. Uma das fontes de ativação é o aprendizado, sinalizar o que ainda não aprendeu gera percepção do processo e motivação para aprender o que ainda não foi aprendido, onde o esforço vale a pena. Talento se faz com a prática, mas é preciso motivação para aprender, pois a emoção interfere no processo de retenção de informação. A neurociência mostra que o desenvolvimento do cérebro decorre da integração entre o corpo e o meio social e papel do educador potencializar essa interação.