resistencia a domincao colonial a partir de 1945
Introdução
Tema o presente trabalho tem como tema a Resistência a dominacão Colonial a partir de 1945: analise de dois paises diferentes (potências coloniais) - os casos de Moçambique e África do Sul. Resistencia pela dominação colonial em África não aconteceu de uma única vez em todos os países. Cada um teve o seu contexto especifico de reivindicação pela mesma. Dai que surge a seguinte pergunta de partida: que especificidades Moçambique e África do Sul apresentam no seu contexto de luta pela independencia a partir de 1945.
Traçou-se o seguinte objectivo geral: analisar os processos de luta pela independência em Mocambique e África do Sul.
Os objectivos específicos são:
1. Contextualizar o processo de Resistencia pela domincao colonial em Africa a partir de 1945,
2. Caracterizar a Resistência à dominação colonial em Moçambique e África do Sul a partir de 1945,
3. Discutir a constituição de testes em história
O presente trabalho surge no contexto da realização de exame de estado para a obtencão do grau de licenciatura em ensino de história e também como um contributo para a análise do processo de Resistência à dominação colonial em África concretamente em Mocambique e África do Sul . O mesmo pretende contribuir ainda para a discussão da questao relacionada com a avaliação em história concretamente a elaboração de testes.
O presente trabalho pretende ser um contributo para a análise da luta contra a dominação colonial perpetrada pelos povos africanos com vista a alcancar a sua independência politica e económica. O mesmo pretende servir ainda de fonte de informação para todos os que queiram se informar em relacao a este assunto.
Capitulo I
Contexto da Resistência à dominacao colonial em África a partir de 1945
A luta pelo reino político − ou pela soberania política − na África colonial se desdobrou em quatro etapas, por vezes entrecruzadas nos fatos mas, nitidamente passíveis de análise. Antes da Segunda Guerra Mundial, produziu‑se