Como preparar a empresa para o século XXI
Atualmente, vivemos num mundo altamente competitivo, onde as organizações buscam constantemente se manterem ativas no mercado. Enfrentam crises econômicas; concorrências desleais: com preços baixos e pouca qualidade; produtos importados; altas cargas tributárias, e tantas outras desavenças que se tornam inumeráveis.
Diante de tal cenário, cabe uma pergunta: como preparar a empresa para que seja competitiva, apresente bons resultados e consiga agradar os clientes no século XXI?
Para Vasconcellos Filho e Pagnoncelli, esta pergunta é fácil de ser respondida. A chave para as organizações que desejam manter-se ativas e lucrativas no mercado, é a de criar um planejamento estratégico e fazer um acompanhamento constante do mesmo, a fim de verificar se os resultados obtidos são os esperados, e em caso negativo, fazer as mudanças necessárias, para alcançar o sucesso.
Inicialmente a empresa deve fazer uma analise critica e minuciosa de todos os seus setores; independente de seu porte e ramo de atividade; para identificar todos os fatores que influenciam a mesma, sejam eles externos (oportunidades e ameaças) ou internos (forças e fraquezas). Com esses dados, conseguirá definir objetivos e metas, estabelecendo a direção a ser seguida; verificar o que precisa e deve ser melhorado; o que tem de bom, mas utiliza pouco ou não utiliza; como ser competitiva frente aos concorrentes; como ganhar novos mercados; como motivar seus colaboradores; qual a percepção dos clientes com relação à empresa; enfim irá se reestrutar e fazer do planejamento estratégico uma nova filosofia.
Ainda, deixará de ter uma visão míope da organização, abrindo suas portas para novos horizontes. Passará a planejar ações de médio e longo prazo para se solidificar no mercado, acompanhar as tendências e tecnologias e as ações dos concorrentes para aperfeiçoar seus produtos. Irá identificar o perfil dos seus clientes e o que os mesmos desejam, tornando-os fiéis.
Tais