UFPA
Os avanços tecnológicos eclodiram principalmente no século XXI, do ano 2000 até atualmente, 2014, é possível observar o quanto as pessoas ficaram dependentes dessas tecnologias que invadiram o cotidiano. Segundo noticiado no Jornal Hoje, da emissora Rede Globo, atualmente existem mais de 7 bilhões de aparelhos celulares no mundo, ou seja, tecnicamente um aparelho celular para cada habitante no planeta. E cada vez mais novas tecnologias vêm surgindo e cada vez mais a sociedade está consumindo essas tecnologias.
A Internet se tornou algo essencial nos dias de hoje, é possível fazer praticamente tudo somente pela tela de um computador, celular, tablet entre outros que possuam acesso à “grande rede mundial de computadores” é possível fazer compras online em lojas de outros estados ou até outros países, é possível baixar músicas, vídeos, fazer trabalhos acadêmicos, resolver problemas bancários, conversar com amigos que estão em qualquer parte do planeta e muitas outras coisas.
Inspirado por essa realidade a banda Nonatos compôs a música “O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia”.
A música faz-se refletir o quanto às tecnologias invadiram a vida das pessoas, ao ponto do homem se tornar escravo dela. Ela está em toda parte, possibilitando mais conhecimento e informação.
A sociedade atual é de uma geração onde se conhece a fita cassete, o LP, a máquina de escrever. Isso tudo parece coisa da era das “cavernas”, mas aos poucos as pessoas se adaptaram a essa nova forma de comunicação. Não se têm ideia de como seria o cotidiano sem esse mundo tecnológico. Os versos da música faz-se analisar que a tecnologia está presente em todas as áreas, buscando facilitar as atividades cotidianas da sociedade num todo, porém, em nenhum momento, é citado o uso da tecnologia na educação, pois sabe-se que hoje é fundamental o uso dessas ferramentas, o computador, a internet, a televisão, o projetor, entre outros, para